segunda-feira, 27 de junho de 2016

5 DICAS PARA TE TORNA UM LIDER#

Uma das primeiras coisas que você deve saber é que qualquer pessoa pode se torna um líder, mais não é qualquer pessoa que sabe como liderar!
Pensando nesse conceito  estarei levando para você alguns princípios básicos que com certeza irá te ajudar nesse degrau de subida ate o topo da liderança, para isso você teve ter uma mente aberta e disposta a aprender lições que irão de encontro ao seu ponto de vista.

Primeiro Passo

Disciplina- Todo profissional que deseja assumir um cargo de liderança teve ter em mente a disciplina, obedecer aos seus superiores, obedecer aos procedimentos e obedecer as normas que são provenientes da empresa (base).
Todo profissional que tem como base a disciplina conseguira ser visto por seus superiores como uma pessoa que levaria o padrão da empresa adiante. No meio da segurança Privada os insubordinados tem apenas um único destino, punição, punição, punição.
Logo de cara você deve pensar como um dono de empresa e a pergunta que você deve fazer para si mesmo são: Eu promoveria um indivíduo que não respeita os princípios da minha empresa? Eu daria um cargo para uma pessoa que pode sujar a imagem que eu tanto lutei para construir?
Certamente que as repostas seriam negativas, sendo assim se hoje você olha os procedimentos que sua empresa coloca para serem feitas como algo desnecessário você esta cometendo um ato de indisciplina, lembre-se que  a sabedoria faz de você um inteligente a indisciplina faz de você um carrasco!

Segundo Passo

Ser exemplo- A ideia de ser exemplo parte da observação de que tudo que você faz reflete diretamente nos teus liderados, então faça seu trabalho sabendo que seus atos refletirão naqueles que estão sobre seu comando, claro que nem sempre suas atitudes serão de agrado afinal de contas somos cabeças pensantes e cada um tem a seu ponto de vista e sua forma de lhe dar com certas situações.
Quando a empresa solicita um comando a ser passado para o campo, o líder deve ser o primeiro a executar, mostrar que se for pra fazer, façamos juntos! Sendo sempre o primeiro a chegar e o ultimo a sair, sua postura e forma de se expressar  testificam que não foi pela janela que ele foi levantado Líder. Nunca cobra dos seus liderados aquilo que ele mesmo não sabe fazer, e uma lição que você deve aprender é que um liderado nunca deve saber mais do que seu Líder. Por tanto busque conhecimento, não pare no tempo, se aprofunde cada vez mais no que você esta fazendo, e estimule sempre aqueles que estão sobre seu comando. Mostre que ontem era você hoje pode ser eles!

Terceiro Passo 

Humildade- Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. Um líder humilde sabe reconhecer seus erros bem como seus  acertos com a mesma naturalidade. Analisando o seu trabalho, verificamos que a humildade tem de fato um papel importante no desempenho de funções de liderança. São as pessoas mais humildes as que estão dispostas a abdicar do seu bem-estar pessoal em função de um bem comum superior (a empresa ou organização). Muitas vezes, isto significa que o líder tem de se sacrificar e fazer um trabalho que excede largamente as suas capacidades para que os objetivos da empresa que representam sejam alcançados. O líder humilde subjuga-se à organização.No entanto, é curioso que quanto mais humildes nos achamos, mais arrogantes somos. Eis algumas sugestões para desenvolver a nossa humildade enquanto líderes:
  1. Pensar nos membros da equipa como mais conhecedores das suas tarefas do que nós próprios. Nem sempre o que nós pensamos ou fazemos é melhor do que o que os outros pensam ou fazem;
  2. Engolir o orgulho, não entrar num concurso de perfeição. Por vezes, devemos parar de falar e deixar que a outra pessoa fique com a atenção toda. Esta estratégia tem o poder de "abrir" as pessoas;
  3. Dizer: "Tens toda a razão."
  4. Não falar de nós próprios como exemplo nas nossas conversas ou na exposição de um ponto de vista;
  5. Procurar a opinião dos outros (colegas e subordinados) em relação ao seu estilo de liderança. É preciso humildade para colocar esta pergunta. E ainda mais humildade para ouvir a resposta.
  6. Dar o exemplo. Encorajar a prática da humildade na empresa: de cada vez que partilha o crédito do sucesso com outros, está a reforçar esta qualidade junto dos seus colaboradores. Pense em aconselhar ou formar potenciais líderes em relação a esta característica essencial para a liderança.
Quarto Passo
 
Dedicação- Ser um líder padrão requer tempo e dedicação, não acontece como o milagre da água que foi transformada em vinho, tudo requer  tempo e muita dedicação é um processo demorado que aos poucos vai lapidando o profissional. Quando fui chamado para assumir a liderança de uma equipe eu sempre me perguntava se eu seria capaz, se eu saberia lhe dar com toda essa situação. Mais foi quando me dediquei ao aprendizado que minha vida profissional começou a andar.
A Dedicação te leva a subir um nível essencial para o teu crescimento, olha só um exemplo: uma pessoa dedicada é curiosa, uma pessoa curiosa é atenta, uma pessoa atenta é responsável, a responsabilidade leva a confiança que por sua vez desperta a atenção e o interesse daqueles que buscam pessoas dedicadas. Então procure a partir de hoje ser uma pessoa dedicada em todos os aspectos, mostre o seu real interesse em aprender.
Lembre-se: "Quase tudo é possível quando se tem dedicação e habilidade. Grandes trabalhos são realizados não pela força, mas pela perseverança e dedicação”

Quinto Passo
 
Atitude- Pessoas que têm atitude geralmente se antecipam à demanda e por isso são tão disputadas pelas empresas. “É sempre tentar fazer algo diferente, antes do tempo”. Vasculhar novos meios de tirar um serviço Padrão, pensar e sugerir maneiras de melhorar os processos e procedimentos são exemplos de ações nesse sentido, que ajudam a empresa a conseguir diferenciais competitivos. Um profissional de atitude mostra para seu superior que ele pode sempre contar com ele, que não será preciso orientar por varias vezes os mesmos ensinamentos sempre.
O Líder de atitude toma sempre a frente da situação, ele se antecipa ao problema e mostra soluções antes mesmo de ser solicitado!
Imagine você que um certo patrão diga para seu empregado: olha João você vai ficar aqui nesse posto e sua função é anotar o nome das pessoas que passam por essa porta, passam dias, passam semanas e ate meses, e o João continua fazendo a mesma coisa. Então o patrão chama José e diz a mesma coisa: olha José você vai ficar aqui nesse posto e sua função é anotar o nome das pessoas que passam por essa porta. Quando o patrão regressa ele percebe que o José fez uma planilha e que nessa planilha esta o nome, a função da pessoa o horário de entrada e saída,e os dados pessoas como endereço e telefone.
Você consegue perceber a diferença de um profissional com atitude e de outro sem atitude? Certamente que sim!
Aprenda hoje que seus atos refletiram diretamente em você, seja mais ativo e menos retraído!

Lembre-se: " O que faz de um Líder ser um Líder de verdade, não é a forma como ele toma as suas decisões, mais sim como ele deseja que termine"

Autor Texto: Willem Mendes

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